sexta-feira, 18 de março de 2011

IMPACTO DOS COMPUTADORES NA SOCIEDADE

Muito interessante um trabalho do Centro de Tecnologia da Universidade de Santa maria realizado pela aluna Silvia de Castro Bertagnolli em 1997, onde ela retrata os impactos dos computadores na sociedade.
O trabalho relata que o computador foi se instalando na vida das pessoas de todas as classe sociais e que somente uma parte da população tem acesso á esse sistema....sendo que levando em consideração 1997 quando esse trabalho foi realizado hoje em 2011 todos ja tem acesso á internet seja em lah house,celular,pontos gratis de acesso entre muitos outros, então voltando pro trabalho , ela site que é uma ferramenta que se tornol fundamental e modificou muitos setores como: bancária, saúde, educação, empresarial, industrial, comercial, trânsito e cultural.
Na área bancária a movimentação de dinheiro, a disponibilidade de informações, os caixas eletrônicos a automatização das tarefas cresceram de maneira assustadora. Porém, este crescimento foi muito rápido e algumas camadas, ou a maioria, da população não estava e nem está adaptada para lidar com softwares complexos e tanta tecnologia.A saúde consegue, através desta tecnologia, prever doenças antes mesmo delas ocorrerem e diagnosticá-las de forma mais clara e precisa. Os médicos se comunicam entre si muito mais rápido usando as redes de computadores (Bertagnolli,1997).
tambem muito interessante nesse trabalho é a inte~gração das crianças com o uso da tecnologia,onde a autora comenta se essas maquinas deveriam se usadas pelas crianças ou não, pois limitariam seu tempo a frente do computador, onde deixariam de brincar e se relacionar com outras crianças pra estar utilizando essa tecnologia e se a criança iria saber diferenciar a hora de brinca com a hora de viver e não "viciar".
O computadores trouxe grandes avanços para as indutrias,comercio e o transito.
Um comentário interessantissimo feito pela outora me chamou a atenção-
No século passado o maior impacto sofrido foi a invenção das fábricas, a qual somou elementos humanos e elementos mecânicos para produzir bens em quantidades impensáveis, o mundo começava então, a viver a era da linha de montagem. Hoje, às vésperas da virada do século o americano Warren Bennis (autor de livros sobre negócios) diz que: " a fábrica do futuro terá apenas dois empregados ¾ um homem e um cachorro. A função do homem será alimentar o cão. A do animal impedir o homem de tocar no computador"

Hoje as industrias ja procuram mão- de- obra especializada aqueles que não atendem requisitos como conhecimento dessa maquina tão importante já se tornam ultrapassados e são deixados de lado pelo mercado de trabalho,trazendo ai outro fator agravante o desemprego.

O que falta para a população hoje em dia é a educação de procurar estar sempre atualizado nas novas tecnologias e tendências do mercado de trabalho. O que as pessoas necessitam perceber é que o mundo de hoje é muito diferente. Antes a profissão de uma pessoa era passada de geração para geração, hoje em dia aquele que não procura diversificar o conhecimento é um profissional que acabará desempregado.
A máquina foi despida de sua roupagem de mero robô, palavra checa que significa "escravo", para vestir-se de um papel menos servil, e mais polêmico : o de pensar além de fazer (Bertagnolli ,1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário